sábado, 8 de setembro de 2012

Lombo de Veado com mel e alecrim




Ingredientes: 4 pessoas

1 lombo de veado (800 g)
10 dentes de alho; 2 folhas de louro
sal
1 colher de sopa de pimenta em grão
1 colher de sopa de coentros em grão
1 ramo de alecrim fresco
2 dl de vinho verde tinto
3 colheres de sopa de mel
100 g de margarina ; óleo
1 kg de castanhas congeladas
500 g de cebolinhas ou chalotas

Preparação:

Tempere o lombo de veado com os dentes de alho, descascados e esmagados, o louro, sal, os grãos de pimenta e coentros previamente esmagados num almofariz e o ramo de alecrim. Regue com o vinho verde tinto e deixe assim de um dia para o outro, em local fresco. Vire o lombo de veado duas a três vezes durante esse período. Escorra a carne da marinada e aloure-a de todos os lados num tacho com 20 g de margarina. Retire a carne e coloque-a num tabuleiro de forno, regue com a marinada e o mel, por cima espalhe 40 g de margarina em nozinhas. Leve a carne a assar em forno moderado durante cerca de 1 hora e 30 minutos ou até estar macia.
Quando a carne estiver quase assada, frite as castanhas em óleo quente. Escorra sobre papel absorvente. Descasque as cebolinhas e leve-as a saltear numa frigideira com a restante margarina. Quando as cebolinhas estiverem moles, introduza as castanhas e deixe saltear mais um pouco. Retire a carne para a travessa de serviço e coe o molho. À volta da carne disponha as castanhas e as cebolinhas e coloque o molho numa molheira.
Sugestão
Acompanhe com grelos salteados.
Regue a carne e vire várias vezes durante o tempo em que estiver a assar, mas sem a picar para que não perca os sucos e fique mais suculenta.

Sem comentários:

Enviar um comentário