domingo, 9 de setembro de 2012

Paella




Ingredientes: para 6 pessoas
1 frango de 1kg em pedaços; lombo de porco aos bocados
250g de feijão verde/ervilhas;
250g de miolo de amêijoas; 300g de camarões cozidos; mexilhão
300g de arroz agulha
2 colheres de azeite extra-virgem
1 cebola; 3 dentes de alho
1 pimento verde e vermelho
2 cubos de caldo de galinha
0,5g de açafrão; sal;1 limão para guarnecer

Preparação:

Aqueça 1 colher de azeite numa frigideira grande ou no recipiente próprio para “paella”
Descasque e pique a cebola e 2 dentes de alho e tire as sementes ao pimento verde. Leve tudo a alourar no azeite durante 2 minutos, mexendo.
Acrescente o arroz e 90cl de água a ferver na qual dissolveu os cubos de caldo e o açafrão. Deixe cozer durante 10 minutos em lume forte.
Noutra panela ponha a aquecer o resto do azeite e aloure os bocados de frango durante e do lombo , voltando todos os lados. Junte ao arroz tempere de sal e continue a cozedura mais cerca de 15 minutos, mexendo frequentemente com uma colher de madeira. No fim da cozedura, todo o líquido deve ter sido absorvido. Tenha, no entanto, o cuidado de verificar que o arroz não fique cozido demais, parando a cozedura logo que estiver pronto.
Cerca de 5 minutos antes de apagar o lume, adicione o pimento pelado e cortado em tirinhas e o restante dente de alho picado.
Quando o arroz estiver quase pronto, acrescente o feijão verde, as amêijoas e os camarões descascados. Estes últimos ingredientes já estão cozidos e por isso são adicionados ao arroz no último momento, a tempo de aquecerem e tomarem o gosto.
Sirva a “paella” no recipiente de cozedura, enfeitada com os restantes camarões e com gomos de limão. 

Sem comentários:

Enviar um comentário