segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Queijadas de Sintra




Ingredientes:

Massa:
400g de farinha de trigo
150g de água

Recheio:


0,5Kg de queijo fresco, sem sal
4 gemas de ovos
300g de açúcar
40g de farinha de trigo
1g de canela moída
Se o queijo tiver sal, convém demolha-lo algumas horas em água fria

Preparação:

A massa:
Numa tigela, junte a água à farinha e amasse imediatamente, bem amassadas; se for preciso pode juntar mais um pouco de água (muito pouca). Deve ser amassada só com o mínimo de água possível. A massa deve ficar bem ligada, mas o mais fina e consistente possível e capaz de ser estendida com o rolo.
 Estenda-a com o rolo até ficar com 1 milímetro de espessura. Com o corta bolachas liso ou outro utensílio adequado, cá cortando rodelas de massa com 8 a 10 cm de diâmetro, aproximadamente.
Em cada rodela dê 4 ou 5 golpes, com 2 cm de comprimento, e perpendiculares aos bordos da massa.
Coloque a massa nas forminhas, ajeitando-a a partir dos cortes, de modo que fiquem todas certinhas. Forradas as formas, coloque-as num tabuleiro e deixe a massa secar ao ar umas horas, ou de um dia para o outro.
 O recheio:
Numa tigela, amasse muito bem o queijo até ficar desfeito ou passe-o por um passe-vite. Junte-lhe o açúcar e as gemas, amasse e bata mito bem e, depois, junte-lhes a farinha e a canela e misture bem.
Deite o recheio às colheradas nas formas, não as enchendo demais.
Leve a cozer 25-30 mins em forno médio. Depois de cozidas, deixe-as arrefecer; desenformam-se com facilidade. Pode guarda-as embrulhadas em papel celofane. Nota: Se passados uns 15 min no forno, as queijadas não tiverem começado a alourar, é preciso avivar um pouco mais o lume do forno

Sem comentários:

Enviar um comentário