segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Suspiro de chocolate e frutos silvestres


Ingredientes (para 6):

3 claras à temperatura ambiente
1 chávena de açúcar fino
2 colheres de sopa de cacau em pó
50 g de chocolate preto ralado fino
250 g de morangos cortados aos quartos
150 g de mirtilos
1 colher de sopa de açucar fino (extra)
1 chávena de natas frescas
½ colher de chá de essência de baunilha
Chocolate ralado (para servir)

Preparação:

Aqueça o forno previamente a 130º. Corte duas folhas de papel vegetal para forrar dois tabuleiros de ir ao forno. Desenhe três círculos com o diâmetro de dez centímetros cada, em ambos os papéis. Coloque cada papel no tabuleiro com  a parte desenhada virada para baixo.
Bata as claras até começarem a ficar espessas. Adicione o açúcar, uma colher de sopa de cada vez, batendo bem entre cada adição. Continue a bater até o merengue ficar espesso e brilhante. Peneire o cacau por cima. Adicione o chocolate ralado. Use uma colher de metal grande para incorporar delicadamente.
Use os círculos desenhados como guia para colocar o merengue nos tabuleiros. Faça um pequeno desnível no centro de cada círculo, de maneira a criar uma espécie de cratera. Leve ao forno na prateleira mais baixa por uma hora. Desligue o forno e deixe os suspiros arrefecerem lá dentro por mais uma hora (coloque uma colher de pau na porta do forno de maneira a não fechar por completo). Retire e deixe arrefecer por completo numa grade própria.
Coloque os frutos silvestres numa tigela. Polvilhe com o açúcar extra e misture. Deixe ficar por quinze minutos. Bata as natas com a baunilha até começarem a ficar espessas. Coloque os suspiros em pratos de servir. Disponha um pouco de natas de cada “cratera” e cubra com alguns frutos. Polvilhe com o chocolate ralado e sirva.

Sem comentários:

Enviar um comentário